A máfia de branco

por Marcos Simões

NATAL
NATAL
360 leitos estão desativados em Santa Catarina por falta de profissionais
360 leitos estão desativados em Santa Catarina por falta de profissionais
Só a operação de uma idosa custou quase um milhão de reais
Só a operação de uma idosa custou quase um milhão de reais

A máfia de branco nunca, nunca se preocupou com a saúde do brasileiro pobre. Caso contrário, teríamos um Médico Sem Fronteiras genuinamente nacional, atuando em todos os cantos do Brasil.

Sim, sim, há os abnegados. Os que se revoltam com a incúria real do poder público. Com o oportunismo daqueles que bolam planos mirabolantes de saúde em ano pré-eleitoral. Mas desconfio que a grande ameaça representada pelos médicos cubanos é a maneira impessoal, distante e superior que os doutores brasileiros exibem — com seu saber, de tentativas e erros, apresentado como Ciência Infalível — ao tratar dos reles mortais.

Sou solidário com os médicos que querem uma carreira verdadeira no SUS, que lutam para preservar a saúde pública da intrusão dos planos privados, que não aceitam que o governo Dilma use o Mais Médicos, para precarizar ainda mais a profissão. Mas, lamento, acho que são minoria.

Há uma grande dose de corporativismo, outra tanta de elitismo, e algumas pitadas de racismo contra negros cubanos que ousam exercer uma profissão tida como exclusiva da nobreza. Por isso, boas vindas aos cubanos, espanhóis, portugueses… Que sejam fatores de pressão das populações locais, para que as prefeituras gastem com mais médicos, que as tradicionais ambulâncias superfaturadas para levar pacientes aos grandes centros.

mais médico

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

2 comentários em “A máfia de branco”

  1. Pois é se aqui tbm tivesse faculdades pagas teriamos muitos medicos formados mas os valores das mensalidades e muito alta e as não pagas tem poucas vagas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s