Mineiro não gosta de tomar banho

Antingamente se fazia piada com os portugueses. Mas está provado,  pesquisa mostra que Minas tem 200 mil casas sem banheiro

Mapeamento da Sedese revela que, em 71 cidades do Estado, 20% das residências não têm água encanada
Mapeamento da Sedese revela que, em 71 cidades do Estado, 20% das residências não têm água encanada

Narra Rosildo Mendes: “O baixo nível de escolaridade, a falta de acesso à água potável e a falta de banheiros com sanitários são problemas graves e que afligem pelo menos 200 mil residências, em Minas Gerais. É perverso, mas o fato é que um mapeamento divulgado nesta semana pelo Projeto Porta a Porta, coordenado, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), feito em 71 municípios mineiros, mostrou que há muitas famílias que vivem em total situação de pobreza e semianalfabetismo. Cerca de R$ 38 milhões serão liberados pelo governo do Estado para serem depositados nas contas das prefeituras das cidades apontadas no estudo, desde que os prefeitos apresentem um projeto que ajude a mudar essa realidade.

De acordo com o documento, os questionários apontaram que em 72% das casas visitadas, pelo menos uma pessoa, com mais de 15 anos, tem menos de cinco anos de estudo. O diagnóstico apontou ainda que 23% dos domicílios são carentes de sanitário (não têm pia, chuveiro ou vaso sanitário) e 20% não tem acesso à água encanada. As visitas foram realizadas entre março e abril deste ano e o mapeamento vai continuar”.

Mais revelações de um desconhecido ou escondido País da Geral vão aparecer. Mas não será a pobre realidade de um povo que vai desanimar as autoridades. A gastança continuará para que a Copa do Mundo aconteça no luxo e na riqueza.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s