Dilma: “A investigação do juiz Sérgio Moro é melhor que o STF?”

“Prerrogativa de foro não é impedir a investigação, é fazer em determinada instância, e não em outra. E por que eu vou achar que a investigação do juiz Sérgio Moro é melhor que o STF?”, pergunta Dilma Rousseff. Esta é a resposta certa para quem critica a nomeação de Lula da Silva para a Casa Civil.

Moro não é o único juiz honesto do Brasil.

Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais alta instância do poder judiciário brasileiro e acumula competências típicas de uma Suprema Corte (tribunal de última instância) e de um Tribunal Constitucional (que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos). Sua função institucional fundamental é de servir como guardião da Constituição Federal de 1988, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a esta última. De suas decisões não cabe recurso a nenhum outro tribunal.

Um juiz é apenas um juiz. Não é Deus. E não pode fazer do cargo um trampolim para ser desembargador e, depois, ministro. Pior, ainda, partidarizar a Justiça, por ter pretensões eleitorais.

“Haveria uma desconfiança” de Moro, de Gilmar Mendes, “sobre a suprema corte do País?”

Esta é a verdadeira Dilma. A que lutou contra a ditadura militar, que foi delatada por um dedo duro e foi presa e torturada.

Dilma não é Getúlio, que a república golpista do Galeão levou ao suicídio.

Não é Jânio, que renunciou, com medo das “forças ocultas”.

Não é Jango, que correu com medo dos milicos da direita.

Finalmente, Dilma saiu da defensiva.

Quem quer golpe tem uma lista de presos políticos. Presos que serão torturados para delatar companheiros de partido.

Basta de endeusamento de Silvério dos Reis, que delatou Tiradentes, que foi preso e enforcado.

Liberdade sempre, mesmo que tarde.

Independência ou morte.

DILMA REBATE GILMAR: MORO É MELHOR QUE O STF?

247 – A presidente Dilma Rousseff rebateu as críticas de que a ida do ex-presidente Lula para o ministério da Casa Civil seja uma espécie de fuga da Justiça, uma vez que ele é investigado na Operação Lava Jato pelo juiz Sérgio Moro. Como ministro, ele passa a ter prerrogativa de foro e se torna alvo do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O STF não pode punir, investigar absolver? É a suprema corte do País! Haveria então uma desconfiança sobre a suprema corte do País? É isso que as oposições querem colocar?”, questionou Dilma, em coletiva de imprensa em que comentou a nomeação, anunciada hoje pelo Palácio do Planalto. A oposição já anunciou que recorrerá contra a nomeação de Lula para o ministério.

“Prerrogativa de foro não é impedir a investigação, é fazer em determinada instância, e não em outra. E por que eu vou achar que a investigação do juiz Sérgio Moro é melhor que o STF?”, voltou a perguntar Dilma, sobre o ministro que cuida dos processos da Lava Jato em primeira instância. Segundo ela, achar que a decisão de Moro seria hipoteticamente superior à do STF é uma “inversão de hierarquia”.

Mais cedo, o ministro do STF Gilmar Mendes colocou a corte sob suspeita ao dizer que Lula comete uma “grave interferência” política no processo judicial ao ir para a Casa Civil. “Precisamos limitar as coisas”, defendeu Gilmar (leia mais).

Dilma ressaltou que a ida de Lula para o seu governo é importante e relevante, pela experiência política de Lula. E que o ex-presidente terá compromisso com a estabilidade fiscal e o combate à inflação, como foi mostrado ao longo de seus oito anos de governo. “Lula terá os poderes necessários para ajudar o País”, afirmou.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Um comentário em “Dilma: “A investigação do juiz Sérgio Moro é melhor que o STF?””

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s