Igrejas Cristãs contra decisão de Alckmin de fechar 93 escolas e transferir 311 mil estudantes

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC expressa sua solidariedade aos e às estudantes mobilizados/as no estado de São Paulo por uma educação pública de qualidade.

Eis a nota oficial da CONIC: A educação é um direito humano básico e precisa ser garantida pelo Estado. Compreendemos que a mobilização e reivindicação dos e das estudantes é pela garantia desse direito. Neste sentido, a mobilização é inteiramente legítima em um estado democrático de direito.

A falta de abertura para o diálogo e o aparato repressor utilizado pelo Estado de São Paulo causam surpresa e indignação. Compreende-se que a sociedade civil e Estado deveriam ter canais abertos de diálogo, principalmente quando o assunto em questão é um tema tão relevante quanto a educação.

O anúncio do adiamento da proposta de reorganização da rede estadual de educação anunciada no dia 04 de dezembro não é suficiente. Não há garantias da suspensão de fechamento das 93 escolas e da transferência de 311 mil estudantes.

Pedimos que o governo do estado de São Paulo estabeleça um imediato canal de diálogo com a comunidade escolar. A construção da solução deve ser coletiva e ter como objetivo final melhorar a qualidade da educação e não apenas reduzir gastos.

Aos e às estudantes e seus familiares, nossa solidariedade, em especial, para aqueles e aquelas que sofreram violência policial.

Anúncios

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s