Baltimore sitiada enquanto policiais e manifestantes se enfrentam nas ruas

Após o funeral de Freddie Gray, que faleceu sob a custódia das forças policiais devido a lesões na medula espinhal, violentos protestos continuam a se espalhar pela cidade de Baltimore.

baltimore_sun.

Iniciadas no shopping Mondawmin, no noroeste de Baltimore, as manifestações se espalharam para outras partes da cidade, o que resultou na implantação de equipes da SWAT. Reforços policiais foram enviados de todo o estado enquanto saques são realizados na zona comercial da cidade. Foram feitas várias detenções.

Dos protestos que aconteceram desde a morte de Gray em 19 de abril, a polícia está considerando o de hoje o mais violento.

A tragédia tem causado grande indignação nos residentes de Baltimore devido a ilegalidade na ação da detenção de Freddie, e pelos indícios de ter sido submetido a maus-tratos.

Após a detenção, um dos policiais que participou da ação, disse que 80 % de vértebras do pescoço do homem foram quebradas. Grey foi levado para o hospital, e depois de ser operado entrou em coma.

“Nós sabemos que antes de ser preso ilegalmente pela polícia, Gray era um saudável jovem de 25 anos de idade. Após a detenção ilegal, ele recebeu uma grave lesão na coluna vertebral, o que resultou na morte”, disse o advogado da família Grey, Jason Downs. A maioria das perguntas surge do fato de que Freddie foi preso muito perto da delegacia. No entanto, levou 40 minutos desde a sua detenção até a chamada da ambulância.

Os protestos contra a violência policial continuam desde agosto de 2014, quando um policial branco matou o adolescente negro chamado Michael Brown.
Segundo as estatísticas, os cidadãos negros dos Estados Unidos são mortos 21 vezes mais, em confrontos com a polícia, do que os brancos.

bal-media-arrive-capture-images-of-baltimore-b-002polícia baltimore

Anúncios

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s