Água que Alckmin bebe está contaminada de coliformes

agua

 

Se o governador Geraldo Alckmin posou para foto vendendo a água da Sabesp, para os moradores da Grande São Paulo e acionistas da bolsa de Nova Iorque, visitantes e paulistanos devem confiar, isto é, quando ela aparece, deve beber água de torneira?

Alckmin deu sua palavra de médico ou de governador tucano?

Vários testes acusam a presença de coliformes.

 

água esgoto

O baixo nível de um dos principais sistemas de abastecimento de água do Estado de São Paulo – a Cantareira – tem batido recordes de forma recorrente. O volume morto, que inicialmente era visto como solução, já está em uso e a chegada das chuvas não serviu para amenizar as reservas paulistas.

O governador Geraldo já fala em outras possibilidades como o tratamento de água do esgoto para evitar possível colapso no abastecimento que sofre um racionamento não declarado.

Tratamento de esgoto é feito em outros países e já está em processo de implantação em São Paulo. A estação que vai produzir água de reúso deve estar pronta somente no fim de 2015 e gastará o dobro do preço do método convencional de captação.

Mas a água tratada de esgoto é usada pela indústria, agricultura, inclusive o Brasil exporta este tipo de água para os latifúndios. Em troca, exporta água potável de diferentes fontes, inclusive aquíferos.

São Paulo, um estado rico em rios perenes, conta com o Aquífero Guarani, o segundo maior do Brasil e do mundo, que tem água de excelente qualidade.

Os tucanos sempre preferem soluções megalomaníacas. Porque as empreiteiras faturam mais. Uma dessas idéias o uso de água do mar.

Francisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) sugeriu a dessalinização e bombeamento de água do mar do litoral para a capital.

 

Um dos últimos testes laboratoriais constatou que a água que chega nas zonas sul e leste estão contaminadas com coliformes totais, o que a torna imprópria para o consumo.

 

água dilma alkmin brinks

alckmin água dinheiro dilma

 

Poços 10 – A Proteste Associação de Consumidores realizou testes em laboratório para saber a qualidade da água que sai da torneira em diversos pontos da capital. Em duas regiões, sul e leste, foi constatado que a água é imprópria para o consumo humano.

Entre os dias 4 e 5 deste mês, a associação coletou amostras em pontos aleatórios de cada uma dessas regiões. Os exames em laboratório mostraram que a água que sai da torneira em bairros da zona sul e da zona leste apresentam contaminação de coliformes totais, o que faz com que a água não seja potável. A associação destaca, contudo, que se filtrada ou fervida a água não trás problemas para a saúde.

Os testes apontaram, por outro lado, que no centro e nas zonas oeste e norte a água não apresenta bactérias prejudiciais à saúde e está adequada para o consumo.

Um ofício com o resultado das análises e um pedido de esclarecimentos foi enviado, pela associação, à Sabesp. Até agora a companhia não emitiu nenhum posicionamento.

 

Coliformes – as bactérias do grupo coliformes habitam normalmente o intestino de homens e animais, servindo, portanto, como indicadores da contaminação de uma amostra de água por fezes. Como a maior parte das doenças associadas com a água é transmitida por via fecal, isto é, os organismos patogênicos, ao serem eliminados pelas fezes, atingem o ambiente aquático, podendo vir a contaminar as pessoas que se abastecem de forma inadequada dessa água, a presença de coliformes na água é um indicador de risco de transmissão dessas doenças.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s