Você já viu a imprensa falar de DTA? São várias doenças que podem lhe matar nos supermercados, nos restaurantes…

dta

 

Apesar do perigo que você corre, pelo menos três vezes por dia, ninguém fala nada. Porque rola muito dinheiro. E tem muita gente comprada nos governos da União, dos estados e municípios. E na justiça e na imprensa.

Atente! Esta notícia é de 2o10: As doenças transmitidas por alimentos (DTA) vêm aumentando sua ocorrência de forma significativa, ou seja, tornando-se um problema grave de saúde pública a nível mundial.

O que são a DTA? As DTA podem ser definidas como um conjunto de sintomas causados a partir da ingestão de alimentos e/ou bebidas contaminadas por agentes biológicos, químicos, físicos, ou uma propriedade do alimento capaz de causar um efeito adverso à saúde.

 

DTA2

Senff
Senff

Quais os fatores colaboram para o aumento das DTA?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma série de fatores são responsáveis pelo aumento das DTA: a oferta de alimentos de forma globalizada; a introdução de patógenos em novas áreas geográficas; a constante alteração dos micro-organismos; o aumento crescente das populações; as mudanças no estilo de vida, como aumento do consumo de refeições preparadas em restaurantes, cantinas e lanchonetes; e a presença dos viajantes internacionais (imigrantes, refugiados, viajantes…) sendo infectados por patógenos não presentes em seus países de origem.

 

Quais são os dados sobre DTA no Brasil?

Os últimos dados divulgados pela Secretaria de Vigilância em Saúde (1999 – 2009), informam que foram notificados: • 6.349 surtos de DTA
• Envolvendo 123.917 doentes e 70 óbitos
• Os dados sobre os tipos de agentes relacionados aos surtos foram: bactérias (41,1%); vírus (6,4%); parasitas (0,5%), químicos (0,1%) e ignorado (51,3%). Fonte: COVEH/CGDT/DEVEP/SVS/MS

 

Como controlar as DTA?

A OMS propõe um esforço conjunto dos governos, indústrias de alimentos e consumidores. Com o propósito de participar de forma ativa na garantia do alimento seguro, ou seja, livre de qualquer perigo biológico, químico e /ou físico.

No Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos são causadas pela Salmonella, Escherichia coli patogênica e Clostridium perfringens, pelas toxinas do Staphylococcus aureus e Bacillus cereus.

 

Quais os sintomas?

Os sintomas mais comuns para as doenças transmitidas por alimentos são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais e febre (dependendo do agente etiológico).

Podem ocorrer também afecções extra-intestinais em diferentes órgãos e sistemas como no fígado (Hepatite A), terminações nervosas periféricas (Botulismo), má formação congênita (Toxoplasmose) dentre outros.

 

Como se transmite?

As pessoas adoecem após ingerir água ou alimentos contaminados ou estragados.

 

Senff. Clique para ampliar
Senff. Clique para ampliar

 

 

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s