Polícia Militar. Desmilitarização Já!

Gustavo de Blase/ Folha Diário/ Es

 

polícia repressão justiça medo

A desmilitarização da Polícia no Brasil é uma pauta histórica dos movimentos sociais e completamente ignorada pelo poder público.

 

As últimas mobilizações no Brasil reacenderam este tema e uma grande parte da população teve acesso ao debate. Por fim, o pedreiro Amarildo desapareceu e a história revelada posteriormente poderia tranquilamente ser um roteiro para filme de terror.

 

Tortura, espancamento e morte. Desde o golpe de 1964, esses três elementos estão cada vez mais próximos do cidadão, infelizmente, como prática institucional. A violência legalizada, estatal.

 

Entretanto, governos e parte dos movimentos sociais tendem a culpar o trabalhador da segurança pública, como elemento fundamental da barbárie. Mas o problema vai além.

 

Obviamente, existem pessoas policiais criminosos, que saem de casa premeditando algum crime, mas não refletem a maioria da corporação, principalmente soldados e cabos.

 

Péssima remuneração e condição de trabalho, impossibilidade de questionar o comando ou reivindicar melhorias, deixa classe fica imobilizada. A polícia militarizada não favorece em nada o policial ou a população.

 

Os únicos favorecidos fazem parte de uma pequena e poderosa classe que precisa manter as coisas como estão.

 

A polícia desmilitarizada não significa fim do policiamento ostensivo, rondas e patrulhamento. Significa, sim, uma mudança estrutural na cadeia de comando e na relação Policial / Comunidade. Não é normal ter medo da PM.

 

Não é normal abusos cotidianos em nome da PAZ. Paz pra quem? Paz por quem? Enquanto este debate não for levado a sério pela classe política e pela sociedade civil organizada, muitos Amarildos desaparecerão. Como disse o Capitão Nascimento, em TROPA 2: “Ainda vai morrer muito inocente…”

 

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Um comentário sobre “Polícia Militar. Desmilitarização Já!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s