Não sei onde tudo isso vai parar. Apenas sei que isso não é democracia

Marcha dos Cem Mil, 1968
Marcha dos Cem Mil, 1968
Eu tenho 57 anos de idade e, desde muito cedo, lutei contra a ditadura neste país, pois tive várias pessoas da minha família afetadas por ela. Primos torturados, presos e exilados.
.
Participei do movimento estudantil e depois do Movimento pela Anistia e casei-me na cadeia, com um primo que foi preso político durante 9 anos. Eu ainda tinha 12 anos quando ele foi preso e ele 20 anos. Passei a visitá-lo já na adolescência e mais tarde nos casamos na Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá em PE. Eu então com 21 anos. Geramos nosso filho na prisão, embora quando nasceu o pai já havia sido anistiado.
.
Durante muitos anos da minha juventude eu estive lutando pelo fim da Ditadura Militar e pela democratização do nosso país. Os primos exilados voltaram, meu ex-companheiro foi anistiado e eu achava que nunca mais teria medo. Achava. Porque agora, com os últimos acontecimentos neste país, estou começando a ter medo de novo.
.
Medo de um dia a Polícia Federal bater na minha porta porque compartilho aqui chamadas para manifestações. Medo que a polícia Federal bata na minha porta porque curto páginas dos grupos que eles querem criminalizar, tipo Black Blocs e Anonymous, e compartilho artigos que tentam entender todos estes acontecimentos.
.
Medo do que está acontecendo neste país e isso é inimaginável, porque quem governa o Brasil são pessoas que eu ajudei a eleger supondo que estivéssemos de fato em uma democracia.
.
Eu não sei onde tudo isso vai parar. Apenas sei que isso não é democracia , não aquela democracia de que tanto nos falaram em tempos de escola e faculdade. Que tanto nos falam em tempos de eleições.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Um comentário sobre “Não sei onde tudo isso vai parar. Apenas sei que isso não é democracia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s