Para Natan Donadon os mesmos direitos humanos de Roger Pinto

correio_braziliense. deputado

Em uma votação secreta, a Câmara dos Deputados não teve votos suficientes para cassar o mandato do deputado Natan Donadon.

Condenado a 13 anos por desvio de recursos, por roubo do dinheiro público, ele está preso e foi algemado ao Congresso para se defender.

O senador Roger Pinto Molina, foragido da Justiça boliviana também foi condenado “por desvio de recursos, por roubo do dinheiro público”, e mais outros crimes, e muito mais, por horrendos crimes como chacinas de indígenas e camponeses. O senador responde a vinte processos, e é recebido no Brasil com festas.

Veja vídeo, e reportagem de Geiza Duarte.

A justificativa do diplomata Eduardo Saboia, encarregado dos negócios, dos negócios da Embaixada Brasileira na Bolívia, para escoltar a fuga do milionário senador:  Roger Pinto “passou 452 dias em um cubículo” ao lado de sua sala. “Eu me sentia como se tivesse o DOI-Codi [órgão de repressão da ditadura militar] ao lado da minha sala de trabalho”.

O senador tinha todo o conforto possível: alimentação de luxo,  acompanhamento médico, celular, tv, internet, e todo pessoal da Embaixada como servidores. Nada comparável com o DOI-Codi, matadouro e local de tortura da ditadura militar brasileira.

Julian Assange nunca matou, nunca roubou, e está a 436 dias exilado em um cubículo da Embaixada do Equador em Londres. E a grande imprensa brasileira defende este DOI-Codi londrino.

Equiparar o DOI-Codi a uma embaixada é um escárnio e, na comparação de Saboia, um tapa na cara da presidente do Brasil. Disse o encarregado dos negócios: Pinto era “um perseguido político, como a presidenta Dilma foi perseguida”.

Saboia declarou que se sentia um “agente do DOI-Codi”, e havia uma situação de violação de direitos humanos do senador na embaixada. “Não tenho vocação para agente penitenciário”.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s