Vídeo sobre remoções da Copa é exibido na ONU: 250 MIL DESPEJADOS

Governadores e prefeitos e a justiça tratam o povo como se fosse lixo. E sempre usam a polícia militar, que aparece com seus cachorros e bestas, bichos usados como armas. Uma polícia que usa, criminosamente, nos despejos: gás lacrimogêneo, splay de pimenta, balas de borracha e cacetes e cacetes e cacetes. É muita crueldade.

In Pública: O vídeo “Who wins this match?” (Quem ganha esse jogo?), disponibilizado aqui traz os números e os depoimentos dos moradores removidos ou em risco de remoção – cerca de 250 mil.

“Para chegar a esses números somamos famílias que foram atingidas por obras – que em algum momento foram vinculadas à Copa e às Olimpíadas – (algumas obras foram retiradas da Matriz de Responsabilidade da Copa e assumidas por governos estaduais e/ou prefeituras), com famílias que em algum momento foram ameaçadas de remoção”, explica Francisco de Felippo, também da Ancop, sobre os cálculos, contestados pelo poder público. “Em Natal, por exemplo, o prefeito assinou um documento se comprometendo a não remover ninguém. Mas isso veio depois de muita luta das comunidades. Se a gente colocasse que as remoções em Natal foram zero, dá a impressão de que não teve problema lá. Mas teve e a gente, junto com as comunidades, reverteu”, exemplifica.

Além dos números, saltam aos olhos o desespero, a indignação e o desalento dos moradores diante dos métodos e da falta de diálogo do poder público transmitidos pelos depoimentos dos atingidos, agora ouvidos na ONU.

copa cruel povo lixo lixo humano

===

Comento: Este vídeo será proibido de ser exibido, pelos tribunais eleitorais, nas campanhas para governador em 2014, e prefeito em 2016.  Um filme visto pela ONU e exibido em diversos países, vai ser censurado no Brasil.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s