Mc Donald’s e as meninas do Jô

por Alba Carvalho

No Programa do Jô, do dia 17/07, a Jornalista Lillian Witte Fibe ao afirmar que o Brasil está afugentando investidores, por baixar a tarifas elétricas por exemplo, citou o Vietnã, pra onde o MC Donald’s está “indo”.

A Lilian anda bem distante do ‘stability’ de tempos atrás, quando fazíamos dupla no JN – eu ‘reportava’ as matérias de economia, e ela fazia os comentários em cima da minha matéria. Era uma pessoa mais criteriosa e tinha os pezinhos mais assentados no chão. Ficar longe da mídia diária, não tem feito bem para ela…

Mc

Comentário do redator do blogue:

Já vai tarde

O Mc Donald’s e outros são comedores de royalties. E destroem nossos costumes. Criam uma dependência alimentar. Que é, também, uma dependência econômica.

As faculdades de Nutrição no Brasil precisam ser politizadas. O pão do índio era o milho. O milharal fazia parte da nossa agricultura familiar. Virou latifúndio. O Brasil planta milho para fabricar álcool lá, lá longe, nos Estados Unidos.

O fubá que o brasileiro compra é moído, empacotado e vendido por empresas estrangeiras. O Brasil desaprendeu tudo que o índio ensinou sobre o milho. Idem a mandioca.

Deixei de ver o Programa do Jô. Faz tempo. O gordo nunca entrevistou um ‘magro’: Um poeta. Um sem terra. Um sem teto. Um jornalista perseguido. O Jô nunca entrevistou um Jó. Ou Job.

Quero ver ele chamar um Mauri König, o mais premiado jornalista brasileiro da atualidade. Um romancista da grandeza e eternidade de um Moacir Japiassu.

Jô odeia os Jós. Jô vende, e bem vendido, os artistas, os jornalistas, os personagens da empresa em que trabalha.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s