Os salários precários dos jornalistas e a greve de teatro dos pelegos

Vote livre contra o peleguismo. O continuísmo. A greve de teatro
Vote livre contra o peleguismo. O continuísmo. A greve de teatro. Ilustração Juan Soto

Como espaço de democracia, a diretoria dos sindicatos é eleita pela categoria, em mandato definido pelo estatuto. Elas devem correr com transparência, eticidade e democracia, assegurando a todas às chapas as mesmas oportunidades de concorrência.

 Como combater os pelegos da categoria? Se preparar para disputar a eleição contra os pelegos que há anos estão no sindicato e cada eleição diminui o número de filiados para evitar que a categoria se organize.
 
PELEGOS LIDERAM GREVES? O QUE SIGNIFICA GREVE DE TEATRO?
Do jornalista o salário do medo e da fome, negociado pelos pelegos
Do jornalista o salário do medo e da fome, negociado pelos pelegos. Salário baixo é lucro para a empresa. Um pisoteado piso, que a inflação come.  Ilustração de Juan Soto

Os pelegos preocupados com a revolta e a organização da categoria, lideram até greves para tentar enganar os trabalhadores e ser caracterizados como uma “diretoria de luta” e essas greves são apelidadas de “greve de teatro ou peça teatral”, com direito a carro de som, notas e discursos de fazerem invejas. Uma semana depois do final da greve, convida a categoria para assembléia de prestação de contas, a categoria feliz da vida com reajuste do salário e benefício aprova na assembléia sem saber o que foi feito com o seu dinheiro. Como identificar essa greve de teatro, investigue: O sindicato é mesmo combativo? Os diretores visitam frequentemente os trabalhadores? O sindicato entrega jornal/planfletos informativos para categoria?

Principais indicios de teatro sindical! No passe de mágica a diretoria do sindicato muda de atitudes. No ano das eleições no sindicato, conheça as principais ações dos atores sindicais:

a) convidam a categoria para participar de reuniões, o importante é a atenção e o trabalhador ser valorizado.rsrsrsrs

b) Realizam até greve histórica no mesmo ano de eleição do Sindicato? Estranho não é? O verdadeiro motivo é a eleição da nova diretoria e não se iluda pouco depois todos serão convidados para participar de assembléias

c) assembléia de prestação de contas? Se você teve um reajuste salarial e beneficios e depois a diretoria do sindicato lhe convida para participar e aprovar a prestação de contas da entidade. Fala sério!!! você acha que algum trabalhador vai questionar valores gastos pela diretoria “de luta”. É mais fácil ganhar na mega sena.

Obs: Para a realização de uma nova eleição no sindicato e necessário que a atual diretoria apresente e seja aprovado a prestação de contas da última gestão da diretoria.

Cuidado! 90% das greves no ano de eleição do sindicato, são greves de teatro para enganar a categoria e a maioria dos trabalhadores votam na atual diretoria achando que são de luta.

Veja aqui os deveres de cada diretor do sindicato 
Getúlio Vargas, quando ditador, regulou o trabalho. O ditador Castelo Branco acabou com a estabilidade no emprego. O Triunvirato militar, que antecedeu a ditadura de Médici, regulou a profissão de jornalista. O tempo passa, e os pelegos continuam com o mesmo discurso: Promessa de greve. Defender o diploma de jornalista e a liberdade de imprensa do patronato. E o salário vai diminuindo. E o empregado temporário cada vez mais precário
Getúlio Vargas, quando ditador, regulou o trabalho. O ditador Castelo Branco acabou com a estabilidade no emprego. O Triunvirato militar, que antecedeu a ditadura de Médici, regulou a profissão de jornalista. O tempo passa, e os pelegos continuam com o mesmo discurso: Promessa de greve. Defender o diploma de jornalista e a liberdade de imprensa do patronato. E o salário vai diminuindo. E o emprego temporário cada vez mais precário. Ilustração de Juan Soto

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s