A CLASSE MÉDIA SE MOVE

por Celso Marconi Lins

 

Celso Marconi Lins
Celso Marconi Lins

 

Desde muito tempo eu sempre ouvi falar que a classe média é a pior vilã das classes sociais, talvez até pior do que a burguesia. Isso porque a classe média nunca teve cara própria e sempre teve medo de se meter nos movimentos políticos sociais para não perder as benesses que tem.

Nesse movimento atual no Brasil parece realmente que é a classe média que está indo para as ruas. De todos os comentários que já li o de Fernando Castilho do JC me parece um dos que mais se aproximam da realidade. Uma realidade difusa certamente. Mas a verdade é que a classe média está cansada de ter medo. Considera que seus pertences já estão consolidados. E por isso pode ir além. Vê, como disse Castilho, o Governo amparando a burguesia (bancos, indústria, etc) e o povão (com os programas sociais de bolsas, etc) e eles, da classe média, ficam espremidos. Pois bem. Que vão para as ruas. Com uma agenda muito difusa. Mas é isso mesmo. Na ponta existem os aproveitadores dos extremos. Mas é sempre assim.

Esperamos que as manifestações deem uma sacudida no país. E talvez melhore. Pelo menos que fique um pouco como consciência. E nas próximas eleições se vote no melhor possível.

 

 

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s