Portugal parou. Os trabalhadores realizaram uma “greve excepcional”

pt7

 

A greve geral de 27 de Junho está a correr bem e dentro das expetativas da CGTP. A central sindical revelou hoje que existem muitos setores de atividade parados de Norte a Sul do país.

“A adesão tem sido muito muito forte”, afirmou Armando Farias da CGTP ao Dinheiro Vivo. “Estamos a falar de uma adesão na ordem dos 80-90%”, acrescentou.

“Temos registado uma elevada adesão, em particular, no setor da saúde e nos transportes”, de acordo com Lúcia Macau, porta-voz da central sindical.

Lisboa: Manifestantes cortam Autoestrada

Lisboa: Manifestantes cortam Autoestrada

Lisboa: Manifestação na greve geral de 27 de Junho

pt4

Questionado pelos jornalistas acerca da banalização da greve, Arménio Carlos,  secretário-geral da CGTP, declarou que tal não se verificou, pois “se houvesse banalização não havia adesão e o que nós tivemos hoje foi uma greve excepcional no plano da adesão, da participação e do compromisso”.

O secretário-geral da CGTP acrescentou que a greve de hoje não foi exclusivamente uma greve de protesto mas sim “uma greve para apoiar também as propostas da CGTP, propostas para criar mais e melhor emprego, para impedir que os nossos jovens continuem a ser forçados a sair do país, para melhorar os salários e o poder de compra e também a actualização do salário mínimo nacional”.

“Foi também uma greve geral para defender os serviços públicos e as funções sociais do Estado que, neste momento, estão a ser atacadas e brevemente será com certeza anunciado por parte do governo um relatório sobre o Estado, com a reforma do Estado. O que está em causa neste momento é mais uma tentativa de atacar o Serviço Nacional de Saúde, a escola pública de qualidade e também a segurança social”, acrescentou no final da conferência de imprensa.

pt 10

p3

pt 2

pt6

pt8

greve pt

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s