Pernambuco. Movimento Liberdade para Cris. OAB diz que a prisão foi arbitrária

Que estudantes e movimentos diversos espalhados pelo País ajudem a denunciar e contribuem para se tirar da cadeia jovens que se encontram no COTEL e no Bom Pastor só porque participaram dos protestos em Recife: Dce UnicapDce Ufsc Luís TravassosDce-ufrpe Odijas Carvalho SouzaDce UfprDce UfuDce Ufrpe Odijas Carvalho De SouzaDce UpeDce UfrpeDce Uea e Dce Ifpb.

Cris Patos, presidente do DCE da FAFIRE e integrante da Frente de Luta pelo Transporte Público, é mais uma presa política do Governo Eduardo Campos.

Foi conduzida para Colônia Penal do Bom Pastor (presídio Feminino), após “não ter sido sequer oportunizada sua defesa pelos advogados na Delegacia nesta madrugada”.

A Campanha #LiberdadePraCrisPatos realizou, esta manhã, um ato ecumênico, na frente da FAFIRE, na Avenida Conde da Boa Vista, no Recife.

Camila Oliveira acaba de se apresentar, de maneira voluntária, na Delegacia de Santo Amaro como testemunha de Crislayne  (Cris Patos). Não foi ouvida e foi detida, acusada de obstrução da justiça.

Cris Patos
Cris Patos
Cris Patos, sem advogado, e cercada de policiais, esperando a hora de depor.
Cris Patos, sem advogado, e cercada de policiais, esperando a hora de depor.
Manifestantes sao detidos na delegacia de Santo Amaro

Liberdade

Vigília por Cris na porta do presídio

VIGÍLIA E MEDO

 

Publica o Diário de Pernambuco:A mãe da estudante Crislayne Maria da Silva aguarda ansiosa, em frente à Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, pela libertação da filha, de 19 anos, presa pela Polícia Militar durante os protestos realizados nesta quarta-feira.

Maria Cristina da Silva acredita que a filha, que estuda ciências biológicas na Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) só foi presa porque representa uma liderança, já que é presidente do DCE da faculdade. “A polícia já estava à procura de um líder”, disse, negando a acusação da polícia de que a jovem estaria com bombas caseiras.”Eles disseram que as bombas estavam dentro da bolsa dela, mas a bolsa desapareceu”, questiona.

Maria Cristina, disse ainda que, ao chegar ao presídio, na madrugada desta quinta-feira, a estudante estava muito nervosa e chegou a vomitar várias vezes. Pela manhã, porém, Cristayne estaria mais calma. A estudante falou à mãe que essa tentativa de reprimir o movimento só vai incentivar mais protestos.

Além da mãe, também faz vigília, em frente à unidade prisional, o presidente do DCE da Unicap, Marcos Vinícios.

1 Folha da Manhã

Fotos da prisão de estudantes por Diego Nigro/ Folha da Manhã
Fotos da prisão de estudantes por Diego Nigro/ Folha da Manhã

PRISÃO ILEGAL

Publica o Jornal do Comércio: O presidente da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE), Pedro Henrique Reynaldo Alves, também pediu que a estudante fosse liberada logo, alegando que a prisão é ilegal.

Colegas da estudante que também estavam no protesto contaram que Crislayne não estava com nenhuma bomba. “Ela estava apenas com um megafone, nem bolsa carregava. Quando o clima com a Polícia começou a ficar tenso, resolvemos deixar o protesto e nos reunimos na frente do Hospital do Câncer. Foi ali que os policiais nos revistaram e prenderam Cris. Eles alegaram que ela estava com uma bolsa com fogos de artifício, mas essa bolsa nunca apareceu”, contou Camila Áurea, de 26 anos. Segundo Camila,  a prisão foi realizada às 18h e Crislayne chegou à Delegacia de Santo Amaro às 19h, mas só foi ouvida às 4h da manhã. “Depois do depoimento, a Polícia disse que ela teria que pagar R$ 5 mil de fiança até as 7h da manhã para ser liberada. Não tínhamos como arrumar esse dinheiro em apenas três horas”, contou. Camila Áurea está na frente da Colônia Penal Feminina com a mãe e amigos de Crislayne.

Outra comissão de estudantes e representantes de movimentos sindicais foi ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pedir agilidade no julgamento do habeas corpus e outro grupo está percorrendo os meios de comunicação locais para denunciar a situação da jovem. “Estamos denunciando a atitude truculenta da Polícia, que prendeu uma jovem de forma violenta e sem provas. Queremos uma posição do Governo sobe esse incidente”, disse Alexandre Ferreira, de 29 anos, coordenador da União da Juventude Rebelião. Ele revelou que Crislayne foi agredida pelos policiais antes de ser presa. Ela teria sido jogada no chão e agarrada pelo pescoço, até que desmaiou. O grupo também está organizando um ato ecumênico no prédio da Fafire para a tarde desta quinta-feira.

Crislayne é bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni) do curso de Ciências Biológicas da Fafire. Ela é presidente do Diretório Central dos Estudantes da faculdade e costuma liderar os colegas durante as manifestações que têm tomado as ruas do Recife na última semana.  A jovem e mais dois estudantes foram detidos na noite de quarta-feira, no fim da maninestação pelo passe-livre que reuniu quase mil pessoas. Os jovens passaram a madrugada na Delegacia de Santo Amaro, onde prestaram depoimento e foram notificados. Os outros dois estudantes foram liberados na madrugada desta quinta.

Lara de Oliveira Buitron, de 22 anos, saiu às 3h depois que o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, pediu sua liberação. Ela cursa cinema na instituição e foi acusada de questionar a atitude dos policiais e de fazer parte do grupo que quebrou o vidro de uma agência do Santander. Já Igor Alves Calado, 28, foi liberado por volta das 5h, depois de pagar fiança de R$ 5 mil. Os policiais disseram que ele foi preso porque atirou uma bandeira contra uma moto da Rocam, mas colegas dele disseram que a bandeira teria apenas enganchado na moro. Quando Igor tentou tirá-la, o veículo caiu e os policiais acusaram-no de ter quebrado o veículo.

 Página na interner pela liberdade já de Cris Patos

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s