Las protestas se repiten en São Paulo, Porto Alegre y Río de Janeiro

La prensa brasileña ha descrito los hechos como una “batalla campal” que ha dejado varios heridos, entre ellos siete periodistas del diario Folha, algunos por impacto de balas de goma en la cara, aunque todavía no hay balance definitivo. Además, decenas de personas han sido detenidas, de las cuales siguen bajo custodia unas 137. El estudiante de geografía Tiago Gomes ha relatado que ha sido arrestado por llevar vinagre en su mochila. “Era para protegerme de los gases lacrimógenos”, ha explicado. Público. es. Veja vídeo

foto sp

Houve “excesso de violência da Polícia Militar de São Paulo” e a prova disso é a abertura de um inquérito à actuação policial. A declaração é do ministro da Justiça brasileiro, José Eduardo Cardozo, sobre a forma como as autoridades policias lidaram com a manifestação.

“Pelo que vi houve excesso de violência da Polícia Militar de São Paulo e a prova mais cabal é que a Secretaria de Segurança Pública abriu sindicância para investigar e apurar. Antes, não foi feito isso. À primeira vista, me pareceu que houve uma violência sem justificativa. A violência é inaceitável, parta ela de qualquer lado que for, disse o ministro.

MANIFESTANTES ATIRARAM MORTEIROS
ACUSA POLÍCIA DE GERALDO ALCKMIN

O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo veio defender a actuação das autoridades. Segundo o coronel Benedito Roberto Meira, a Polícia Militar só disparou balas de borracha em resposta aos ataques dos manifestantes, que terão apedrejado as autoridades.

O coronel Meira acusa os manifestantes de terem desrespeitado o acordo firmado para abandonarem a Avenida Paulista e de terem lançado sobre a polícia pedras e morteiros.Públoco, pt. Leia mais

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s