As escolas municipais do Recife um lixo só

O Blog do Ronildo mostrou quanto abandono, quanto descaso, quanta safadeza. Transcrevo trechos:

No Córrego da Areia, MPPE já tentou fechar escola com apenas três salas de aula
No Córrego da Areia, MPPE já tentou fechar escola com apenas três salas de aula

Blog visitou cinco escolas da Rede Municipal, o suficiente para constatar grandes absurdos. No Recife, cidade cujo prefeito prometeu dar tablets aos alunos, crianças têm aulas a poucos palmos de pontos de tráfico de crack,que ficam literalmente no teto da escola. Infelizmente o ponto também é usado pelos viciados para – diante dos olhos e ovidos dos alunos – se drogarem e fazerem sexo, além de dirigirem ameaças às crianças da escola.

Escola Municipal da Mangabeira convive com tráfico de drogas no telhado

Na Mangabeira, corrente foi colocada para evitar novas invasões de traficantes na escola
Na Mangabeira, corrente foi colocada para evitar novas invasões de traficantes na escola

A situação é absurda. Mas infelizmente esta escola na Mangabeira não é a única que tem sofrido com a ausência do poder público municipal. A Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, a apenas 500 metros da Prefeitura, também passou ignorada pelos últimos gestores. Calçadas destruídas, fachada já sem cor e um quintal amazônico são provas disso. A Emlurb, órgão municipal responsável pela capinação e limpeza do terreno, não faz uma visita há 7 meses. Os vidros quebrados e o ferrugem que devora as grades completam o visual de abandono daquela casa – que já não tem condições de abrigar uma escola.

Bem próximo à Prefeitura, escola sofre com abandono do poder público
Bem próximo à Prefeitura, escola sofre com abandono do poder público

A 500 metros da Prefeitura, escola municipal vive de doações

Uma outra instituição, no Córrego da Areia, tem apenas 3 cubículos onde são ministradas as aulas. Neles, as crianças dão os primeiros passos para a alfabetização, recebem merenda e ainda têm aulas de informática – com notebooks que vão até as salas. Tudo sem descolar da cadeira. Eles sequer têm recreio, porque não há espaço físico para isso. Educação física, artes e música, todos previstos em Lei, passam longe daquele casebre. Por perto mesmo só o forte cheiro dos produtos de cabelo, aplicados num salão de beleza que funciona dentro do terreno da escola..

MPPE já tentou fechar escola com apenas três salas de aula, no Córrego da Areia

Do outro lado da rua funciona uma outra escola municipal, homônima, da qual um dia este casebre foi anexo. Se somadas, ainda não conseguiremos uma instituição de ensino estruturada. Nesta, os alunos sofrem com o calor, têm atividades de informática ministradas por estagiários de ensino médio (entre 16 e 18 anos) e têm aulas de dança dentro do refeitório.

Hoje, a Rede Municipal do Recife conta com 222 escolas, das quais 213 contam com “laboratórios de informática” – mas alguns não são bem isso. Estes laboratórios têm entre 10 e 25 máquinas. As atividades de informática, que deveriam ser ministradas pelo professor da sala de aula com auxílio dos estagiários, muitas vezes são ministradas por estes, que são em sua maioria jovens entre 16 e 19 anos, sem preparo para serem educadores. A universalização das aulas de informática está previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), no Plano Nacional da Educação (PNE) para o decênio 2011-2020.

A obrigatoriedade das aulas de Educação Física estão previstas na Lei nº 10.793, de 2003. No entanto, na capital pernambucana, apenas 28 das 222 escolas possuem quadra poliesportiva coberta. Há ainda 21 unidades com quadra descoberta. Mas e professores de educação física?! Em boa parte destas instituições, os equipamentos servem apenas para os alunos baterem bola fora do horário escolar. Há também as escolas que colocam os professores de sala para ministrar as atividades de educação física. Também acontece de o educador dar a bola para os alunos brincarem. Há ainda as escolas com quadra, mas sem aula de educação física, porque a violência no bairro e/ou entre os alunos é tão grande que os dirigentes escolares temem perder o controle da situação.

Aulas de artes e música são ainda menos frequentes. Estas só são ofertadas – às vezes por estagiários – através do programa Mais Educação, onde o interessado em ministrar a aula procura a escola, que faz o intermédio com a Prefeitura para a contratação dos serviços da pessoa, por R$ 240,00. Neste formato, só uma minoria tem acesso às aulas – que também são garantidas pela Lei Federal nº 11.769 -, além de deixar clara a indisposição da PCR em buscar profissionais qualificados para servir à educação municipal.

Também no Córrego da Areia, aulas de dança e música são ministradas no refeitório
Também no Córrego da Areia, aulas de dança e música são ministradas no refeitório

Bibliotecas, direito do estudante, também garantido por Lei Federal, a Lei nº 12.244 de 2010, estão presentes em apenas 124 escolas, das 222. O baixo índice se reflete na escassa leitura, que contribui para o alto número de analfabetos funcionais – equivalente a 20% dos brasileiros. Há ainda 70 escolas que dispõem de sala de leitura e ainda uma que dispõe de caixas de madeira. Limitada pela infraestrutura, uma diretora resolveu fazer bibliotecas “móveis”, de tábua, numa tentativa, pequena, mas preciosa, de dar àquelas crianças novas perspectivas através da leitura.

principal_5No Prado, escola sem biblioteca improvisa usando caixas de madeira de 60 cm.

No Prado, população espera há anos que escola seja transferida

Confira a galeria com os registros das visitas nas Escolas Municipais. Fotos do repórter do Blog, Vinícius Sobreira.

 

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Um comentário sobre “As escolas municipais do Recife um lixo só”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s