Mensalão de Lincoln. Comprou a 13ª Emenda para libertar os escravos

Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln, travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

Negociando a compra de votos

Lincoln montando o mensalão dos negros
Lincoln montando o mensalão dos negros

Para assegurar os votos necessários, Lincoln sugere que a compra se concentre sobre os democratas pato manco. Porque perderam a reeleição estavam livres para votar como quisessem, em vez de se preocuparem como o voto irá afetar uma campanha futura. E mais, como todos estavam prestes a perder o mandato de deputado, Lincoln tinha muitos empregos federais para preencher. Era o momento que começava seu segundo mandato. Ele usou isso como uma ferramenta a seu favor.

Embora não estivesse disposto a oferecer subornos em dinheiro, Lincoln autorizou que agentes contatassem os congressistas democratas com ofertas de empregos federais em troca de voto a favor da 13ª Emenda que libertou os escravos. Justamente este jogo marca a diferença deste novo filme sobre Lincoln.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s