Você pode e deve fiscalizar o governo

Todo cidadão devia saber o dia-a-dia do prefeito de sua cidade, do governador do seu Estado e do presidente.

Se eles andam pitando o sete, ou fazendo o certo.

Os jornais eram mais vigilantes. Tanto que fui o último a escrever, para o Diário de Pernambuco, a coluna “Ontem, em Palácio”.  Cobri os governos de Cid Sampaio (o último ano), Miguel Arraes e Paulo Guerra. No primeiro dia do governo de Nilo Coelho, a coluna foi censurada e apagada de vez; e minha cabeça dada de bandeja – acabava assim um colunismo político exercido pelos principais jornalistas do Recife.

É função de vereadores e dos deputados estaduais e federais e senadores  fiscalizarem os governantes.

E de cada cidadão. É assim que entende e faz a vereadora Priscila Krause.

Está no ar, desde o dia 10 último,  a primeira plataforma colaborativa online de cobranças dos compromissos assumidos pela administração do prefeito Geraldo Júlio (PSB).

Elaborado e coordenado pela vereadora Priscila Krause (DEM), o site intitulado “Monitora Recife” abre espaço para a participação dos internautas, que atuarão como “fiscais-cidadãos”. Atualmente, são 166 compromissos em análise, respectivamente divididos em 24 temáticas. Cada uma das obras ou ações está tipificada por um status como “em andamento”, “atrasado” ou “não iniciado”, por exemplo.

Para Priscila Krause, o “Monitora Recife” é um produto que o seu mandato está oferecendo à cidade em nome da melhoria efetiva da qualidade de vida dos cidadãos. “O aperfeiçoamento da democracia tem exigido que as promessas de campanha e até mesmo aquelas registradas ao longo da gestão ultrapassem o discurso e alcancem resultados. Com esse objetivo, decidi convocar minha equipe para oferecermos uma plataforma que coloque o cidadão como chefe do monitoramento das ações da Prefeitura”, explicou.

Além de cobrar todos os compromissos registrados no programa de governo do então prefeiturável, ainda no período eleitoral de 2012, o “Monitora Recife” cataloga e registra matérias do Diário Oficial, do site da administração municipal e da imprensa. Além disso, utiliza o Portal da Transparência e os pedidos de informações protocolados na Câmara como instrumentos de avaliação das metas registradas publicamente pelo prefeito.

Nesse primeiro momento, dos 166 compromissos avaliados, 27 estão “em andamento”, 13 estão “atrasados”, seis “parados”, 4 “não há informações” e 116 “não iniciados”.

“O cidadão tem agora uma ferramenta concreta para cobrar resultados da administração municipal”, reafirmou Priscila.

Você, que não é do Recife, peça que algum vereador faça o mesmo pela sua cidade. Veja como é fácil. Clique aqui.
Monitora-Recife-print

Bom para Pernambuco! que algum deputado estadual seguisse o exemplo, principalmente quando se sabe que o governador Eduardo Campos é candidato a presidente.

O Superior Tribunal Federal (STF) acaba de derrubar o sigilo sobre o nome de investigado em inquérito, que a transparência ajuda a premiar os bons governantes (esta a razão da fidelidade do voto, da reeleição), e a condenar os que pintam o sete (a manta, o cão, o diabo, os canecos).

depositphotos_6814310-Cartoon-tubes-of-paint

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s