O perfil do bom jornalista que não sofre assédio judicial

Baseado em respostas de 2.731 jornalistas do Brasil e também do exterior, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou estudo que mostra o perfil profissional de imprensa nacional. A pesquisa, elaborada por 18 pesquisadores, revela que 2/3 dos jornalistas brasileiros recebem até cinco salários mínimos e quase a metade (40,3%) trabalha mais de oito horas por dia.

jornalista0804

Os dados foram levantados entre 25 de setembro a 18 de novembro de 2012 (Imagem: Nathália Carvalho)

“Esses dados de jornada são realmente preocupantes. A legislação dos jornalistas é de cinco horas com, no máximo, duas horas-extras. Esse excesso do trabalho afeta muito a qualidade de vida dos jornalistas e a precariedade das redações no Brasil”, afirma Wanderlei Pozzebom, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que esteve presente no lançamento do estudo.

Os dados ainda mostram que 98% dos profissionais têm formação superior, sendo que 40,4% destes graduados possuem pós. Quando o assunto é desemprego, a taxa segue a mesmo do país, que fechou 2012 com 5,5%. Pelo menos 24,2% dos jornalistas são filiados a sindicatos, o que representa um a cada quatro profissionais do mercado.  No total, 55% atuam em mídia, 40% fazem atividades de assessoria de imprensa e os outros 5% dedicam-se predominantemente a área acadêmica.

Fonte: comunique-se. com

[A coisa fica mais feia quando o jornalista decide criar um blogue. Nas redações existe a censura do patronato. Nos blogues, a justiça cuida do politicamente correto.

Ser livre no Brasil é difícil, pra lá de difícil]

00cartao_jornalista_ vc está na pauta

 

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s