O verdadeiro simbolismo do ovo de Páscoa

ovo páscoa Madalena Jesus comércio SS
A febre consumista deturpa o simbolismo cristão do ovo de Páscoa.

Não vou teorizar. Vejamos primeiramente os símbolos:

In Dicionário de Hans Biedermann:
“De modo geral, o ovo é visto como símbolo de um embrião primordial, do qual mais tarde surgiu o mundo. (…) No âmbito cristão há a comparação entre Cristo, que ressurge da tumba, e o pintainho, que sai da casca; a cor branca da casca simboliza a pureza, a perfeição (…). Muitos costumes de fundo simbólico possuem o ovo, como por exemplo o simbolismo primaveril do ovo de Páscoa como signo do despertar da fertilidade natural, mas também associado com a já mencionada comparação com a ressurreição”.

Ainda Biedermann:
A lebre (ou coelho) “sua prolificidade e disponibilidade para a cópula fazem dela símbolo da lascívia, enquanto uma lebre branca, representada aos pés da Virgem Maria, expressaria a vitória sobre a `carnicidade`. O `coelho da Páscoa´, associado ao símbolo da fecundidade do ovo, desempenha um papel significativo no antigo hábito das festas primaveris da Europa Central”.

Poderia citar outros dicionários famosos: de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, de Juan-Eduardo Cirlot, mas a explicação vem dos Evangelhos Apócrifos, que são narrativas simples da vida de Cristo, possivelmente mais próximos do gosto e da crença do povo.

O ovo da Páscoa origina-se de um encontro casual de Maria Madalena com Pilatos. Por uma motivação diferente, de provar “a face eterna do feminino”, esse encontro é interpretado por Nancy Qualls-Corbett in A Prostituta Sagrada.

Que fique bem esclarecido que nos Evangelhos aparecem três Marias de Madalena (Magdala, local de origem). Assim como Jesus é chamado de Nazaré.

Maria Madalena discípula amada por Jesus não era prostituta, isso foi invencionice do papado.

Escreve Nancy: “Há mitos que representam a capacidade de Maria Madalena de operar milagres. Diz-se de quando ela viu e falou a Cristo ressuscitado, pois crê-se que ela foi a primeira a vê-lo. Ela saiu correndo para contar aos outros discípulos. No caminho, encontrou Pôncio Pilatos, e falou-lhe sobre a maravilhosa novidade. `Prove-o´, disse Pilatos. Naquele momento, passava uma mulher carregando uma cesta com ovos, e Maria Madalena tomou um nas mãos. Quando o ergueu diante de Pilatos, o ovo adquiriu cor vermelho vivo. Como testemunho desse feito lendário, na catedral em Jerusalém que porta seu nome há uma estátua de Maria Madalena segurando o ovo colorido”. 

Retrato de Maria Madalena, em catedral com seu nome, em Jerusalém
Maria Madalena, em catedral com seu nome, em Jerusalém

Ainda Nancy (daí a razão do título do livro A Prostitua Sagrada: “O ovo é muito apropriado nesse contexto, uma vez que é símbolo da nova vida e da capacidade de dar a luz. O ovo colorido é também associado a Astarte, deusa da primavera, de cujo nome nosso termo `Páscoa´ é derivado”.

Disse que não iria aprofundar este relato, que tanto enaltece Madalena. Os apóstolos perguntaram a Cristo: “Por que você a ama mais do que a nós todos?” O Salvador respondeu: “Por que não amo a vocês como amo a ela”.

Para terminar, lembro que o chocolate era considerado a bebida dos deuses indígenas.

Publiquei in meu blogue Jornalismo de Cordel, comunique-se.com, em 9 de abril de 2007

BRA_JVS Páscoa

BRA^SC_NDOD tradição ovos Páscoa

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s