Luanda – O Desk África da Redacção internacional prevê noticiar hoje (quinta-feira), entre outros assuntos, os seguintes:
Mali
Bamaco – Militares malianos chocaram na madrugada de hoje com as forças islamistas no centro do país, na região de Mopti. Há nove meses que o movimento islamista controla no norte do Mali.
RCA
Bangui/Libreville – Acompanhar as conversações entre o governo centro africano e a rebelião, sob égide da comunidade económica de Estados de África central em Libreville.
Quénia
Nairobi – Pelo menos dez pessoas foram mortas hoje e vários feridos na sequência de uma incursão de represálias contra a cidade na região do delta, no sul do Quénia, região onde as violências entre tribos rivais de Orma e Pokomo já fizeram 150 mortos desde Agosto último.
África do Sul
Cidade do Cabo – Acompanhar a situação de uma greve de trabalhadores agrícolas da região do Cabo, que reivindicam aumento de salários de 6 a 13 euros.
Tanzânia
Dar Es Salaam – Cimeira de “troïka” da SADC consagrada ao conflito da República democrática do Congo (RDC), bem como as crises políticas em Madágascar e no Zimbabwe.
O presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete, acolhe os seus homólogos sul africano Jacob Zuma, namibiano Hifikepunye Pohamba e o moçambicano Armando Guebuza.
Togo
Lomé – O colectivo da oposição “Intelectuais de Togo” apela três dias de manifestação em cinco cidades do país, após o anuncio da realização de eleições legislativas no primeiro trimestre de 2013, pelo presidente Faure Gnassingbé. A oposição considera que “as condições reais de transparência ” não estão reunidas para que o escrutínio tenha lugar.
Sudão
Exército mata 30 rebeldes do JEM
Gabão
Rebelião centro-africana quer que Bozizé seja levado diante o TPI – declaração