Brasil 2012: Violações de Direitos Humanos protagonizam as 10 notícias mais visitadas no Diário Liberdade

As repetidas violações dos Direitos Humanos que neste ano aconteceram no Brasil ocupam a maior parte dos textos mais lidos no Diário Liberdade no ano que acabou. O Pinheirinho é o mais visitado em 2012 pelas nossas leitoras e leitores Brasil.

Dentre as 10 mais vistas no Brasil em 2012 temos matérias próprias do Diário Liberdade mas também reproduzidas de vários coletivos. Com a reprodução desses textos no portal contribuímos para espalhar as lutas brasileiras noutros territórios lusofonos.

lista é ‘regressiva’: a notícia que aparece primeiro é a 10ª classificada, e a última é a que teve mais visitas

Acha que a ordem de visitas não se corresponde com a importância dos artigos?Vote na enquete no final deste artigo e diga qual foi em sua opinião a matéria mais marcante neste 2012.

10. Censura: Pressão de clientes e redes sociais reabre acesso ao Diário Liberdade na NET Brasil

Diário Liberdade – Em menos de 24 horas, o apelo ao protesto direto e ao espalhamento da denúncia nas redes sociais fez com que a companhia fornecedora de acesso à internet concluísse o bloqueio ao Diário Liberdade.

9. Alckmin suja as mãos de sangue: PM massacra e mata pobres em São José dos Campos

PSTU – [Luciana Candido, direto do Pinheirinho] Governo de São Paulo desacata ordem do judiciário federal e permite que Polícia Militar massacre o Pinheirinho.

8. MASP exibe obras de Giorgio de Chirico, mestre da ‘pintura metafísica’

PCO – O pintor grego, um dos grandes nomes da pintura moderna, concebeu uma obra original que antecipou ideias e técnicas que seriam desenvolvidas mais tarde pelo movimento surrealista.

7. Pinheirinho: Morador baleado na ação policial pode ficar paraplégico

Solidariedade ao Pinheirinho – O morador ferido a bala durante a manhã de hoje, o ajudante de pedreiro David Washington Castor Furtado, 32 anos, já passou por uma cirurgia e continua internado no Hospital Municipal.

6. Hoje Pinheirinho, amanhã Belo Monte

Diário Liberdade – [Paulo Gustavo Roman] É difícil acreditar que o massacre que ocorreu no 22/01, no Pinheirinho, tenha sido obra única e exclusivamente do governo do estado de São Paulo e do judiciário do estado. A morte de 7 pessoas, sendo uma delas uma criança de 3 anos, e centenas de feridos indica a brutalidade que a polícia militar agiu no dia 22 de janeiro de 2012, na desocupação do Pinheirinho.

5. Preconceito racial e racismo institucional no Brasil

Le Monde Diplomatique – [Márcia Pereira Leite] No Brasil, os negros sofrem não só a discriminação racial devida ao preconceito racial e operada no plano privado, mas também e sobretudo o racismo institucional, que inspira as políticas estatais que lhes são dirigidas e se materializa nelas.

4. Belo Horizonte: polícia militar despeja com violência ocupação Eliana Silva

Diário Liberdade – Um forte aparato policial da Polícia Militar do estado de Minas Gerais, com cerca de 400 policiais, cumprindo liminar de reintegração de posse, despejaram cerca de 350 famílias sem teto da Ocupação Eliana Silva, localizada no bairro Barreiro de Baixo, na Avenida Perimetral, Santa Rita, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

3. Wikileaks revela gravíssima sabotagem dos EUA contra Brasil com aval de FHC

Blog Pragmatismo Político – Telegramas revelam intenções de veto e ações dos EUA contra o desenvolvimento tecnológico brasileiro com interesses de diversos agentes que ocupam ou ocuparam o poder em ambos os países. Matéria de Plano Brasil

2. Criança indígena de 8 anos é queimada viva por madeireiros

Blog Conexão Brasília-Maranhão – [Rogério Tomaz Jr.] Quando a bestialidade emerge, fica difícil encontrar palavras para descrever qualquer pensamento ou sentimento que tenta compreender um acontecimento como esse.

1. Pinheirinho: Naji Nahas, Alckmin, imprensa e polícia contra 7 mil moradores pobres

Diário Liberdade – De maneira inesperada e ilegal, a Polícia Militar de São Paulo iniciou a invasão e o despejo dos moradores da comunidade do Pinheirinho. Na operação, que pegou de surpresa os moradores, participaram cerca de 2 mil policiais militares, convocados em cerca de 33 municípios, incluindo a Rota e Tropa de Choque, que utilizaram 220 veículos, um carro blindado e dois helicópteros Águia, além de 40 cães e 100 cavalos, armamentos letais como pistolas e automáticas, balas de borracha e gás lacrimogêneo e pimenta. Os policiais afirmam que permanecerão ali até, no mínimo, quarta-feira para impedir tentativas de retorno dos moradores.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s