Qual estádio da propina ficará mais caro e mais bonito Coliseu da Copa do Mundo?

Ninguém faz nada que preste para o povo. Os estádios e os aeroportos são para o conforto dos turistas e dos ricos. Para comparar, basta uma espiada nas estações rodoviárias, nas escolas e hospitais públicos.

O deputado Romário protocola hoje, na Câmara Federal, o pedido da CPI da CBF.

Romário acusou o ex-presidente, Ricardo Teixeira, de ter recebido propina para escolher as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Uma propina que, também, devia ser investigada pelas assembléias legislativas. Coisa improvável que, em cada assembléia, o governador tem maioria, paga o mensalinho.

“A CBF é uma instituição de corruptos e cheia de ladrões. Os que mais pagaram propinas ao ex-presidente da CBF ficaram com a sede. É assim que acontece no Brasil. É assim na Copa do Mundo. (…) Se tratando do Ricardo Teixeira sempre foi com propina. Quem paga mais, leva”, denunciou Romário.

O jornalista Ricardo Antunes, sócio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, prometeu uma reportagem sobre a gastança e endividamento de Pernambuco para patrocinar alguns jogos da Copa do Mundo. Não é que prenderam Ricardo em um presídio de segurança máxima. Falo do Antunes, que o Teixeira é um intocável da bancada da bola. Ninguém prende nem arrebenta.

Arena de Pernambuco
Arena de Pernambuco
Os camarotes vão ser assim. Para você assistir os jogos no luxo e na luxúria. Compre logo seu. Escolha aqui
Os camarotes vão ser assim. Para você assistir os jogos no luxo e na luxúria. Compre logo o seu randevu esportivo. Escolha aqui

Investigação

Romário quer investigar a vida financeira da CBF a partir de várias denúncias de irregularidades técnicas e financeiras envolvendo  a Seleção Brasileira.

O pagamento da publicidade da TAM a laranjas de Ricardo Teixeira foi a gota d´água para motivar o deputado carioca a entrar com o pedido da CPI.

Alertado que este não é um bom momento para a tramitação desse pedido, tendo em vista o recente escândalo da Operação Porto Seguro, que demandará intensa atuação política do Parlamento, Romário se manteve firme na decisão.

Além disso, o forte apelo do futebol e a proximidade da Copa da Confederação e da Copa do Mundo mobilizarão a bancada da bola no Congresso Nacional para abortar a CPI da CBF.

Em vão. O deputado argumentou que se o seu pedido de CPI não for atendido pela Mesa da Câmara quem perderá é o Brasil, mas que ele, como deputado federal, tem compromisso e obrigação para encaminhar o pedido agora.

Memória

A CBF já foi motivo de uma CPI, em 2001, quando Ricardo Teixeira dirigia a entidade.

O deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP), atual ministro do Esporte, atuou como presidente, e o então deputado Silvio Torres (PSDB/SP) foi o relator.

Com o apoio de excelentes técnicos do Congresso Nacional, do TCU, da Controladoria Geral da União, do Banco Central e Polícia Federal houve quebra de sigilos fiscais, contábil e bancário da investigada.

Ao final foram identificadas dezenas de irregularidades, como evasão de divisas, sonegação fiscal, depósitos de dinheiro em paraísos fiscais, transferências irregulares de jogadores para o exterior, que a CPI chamou de “fábrica de gatos e tráfico de menores”.

No último dia da CPI, quando o relatório seria lido, o então deputado e presidente do Vasco, Eurico Miranda, liderando a Bancada da Bola, rasgou o relatório, numa tumultuada sessão.

 NERO E OS GOVERNADORES
Nero queimou as favelas dos judeus e cristãos, para ter espaço para a construção do Coliseu, entre outras obras de modernização de Roma. E culpou os favelados pela fogueira. Este o motivo da crucificação de São Pedro.
Pela construção do Coliseu, Nero foi o César mais popular e querido dos romanos. Reinou de 54 a 68.
Ninguém acreditou no suicídio dele. Por muito tempo, o povo esperou sua volta triunfal, o governo popular do pão e circo.
coliseu-de-roma
arquitetura-do-coliseu-de-roma
Vista área do Coliseu de Roma, com 48 metros de altura, e capacidade para 5o mil pessoas. Foi usado como anfiteatro durante 500 anos.
Vista área do Coliseu de Roma, com 48 metros de altura, e capacidade para 5o mil pessoas. Foi usado como anfiteatro durante 500 anos.
A Copa do Mundo de 2014 vai ser um circo sem pão. Veja aqui qual dos doze estádios o mais bonito elefante branco super super faturado.
pão circo indignados copa show

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s