Afinal, o que é o socialismo na América?

por  Paulo Solon

Acabo de ouvir na Fox News que os acontecimentos atuais dificultam a sobrevivência do GOP (Great Old Party, o Republicano). Que a Irmandade Muçulmana assumiu o controle do Egito, e que foi para isso que apoiou a queda de Mubarak. Que ela está por trás da conduta do Hamas a favor dos palestinos. Sem surpresa, portanto, o fato de o jornalista israelense Uri Avnery haver adotado a mesma posição.

O que é socialismo na América? Nacionalização dos bancos, nacionalização da indústria? A America está fazendo isto agora, mas não é a mesma coisa que socialismo na Europa, principalmente no país de François Hollande.

O que tenho notado é que radialistas e apresentadores da Fox News, antes bastante radicais, ou conservadores extremados, como Rush Limbaugh, estão bem mais moderados. Falam até em entendimentos diretos entre os Estados Unidos e o Iran. Não sei se em razão dos resultados eleitorais desfavoráveis aos Republicanos, ou se estão esperançosos com a eleição de Mohammad Bagher Qualifab, apontado como favorito para substituir o detestado Mahmoud Ahmadinejad em seu final de mandato.

Qualibaf já declarou que competição e colaboração, em seu governo, tomarão lugar de oposição e discordância, no que se refere a relações iranianas com os Estados Unidos. Como vemos, “Sic transit gloria mundi”.

Não sei se isto tem a ver com o fato de a globalização estar desagradando. Mas não é só isso. Em seu badalado livro “The Revenge of Geography “(O Revanche da Geografia), o autor Robert D. Kaplan sugere que uma guerra contra o Iran é absolutamente improcedente.

###
NO ALMOÇO

Ao ser convidado para almoçar na casa de uma familia brasileira que vive aqui, no desenrolar da conversa não fiquei surpreso de o anfitrião haver declarado que é contra as atitudes socialistas que estao vicejando nos Estados Unidos. Claro, por questão de cortesia, como convidado, me abstive de comentar.

O tempo passou, o almoço terminou, mas a conversa continuou rolando. E então fiquei sabendo que o filho do casal está terminando engenharia em uma universidade particular, mas que quem paga é o governo federal, já que o rapaz ganhou uma bolsa. Não pude me conter e falei: “Mas isto se chama socialismo!“

Ficaram em silêncio e logo mudaram de assunto.

(Transcrito da Tribuna da Imprensa)

 

 

 

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s