Escreve José Manuel Lourenço:
Há pouco mais de um mês, uma jornalista de Ribeirão Preto recebeu um telefonema intrigante de uma financeira. Além de se oferecer para ‘comprar’ um financiamento consignado que tinha, a empresa listou, com bastante precisão, uma série de detalhes bastante específicos sobre a sua vida financeira. Detalhes que, teoricamente, só deveriam ser do seu conhecimento.
“É a personificação do Big Brother, o sequestro definitivo da privacidade”, conta a profissional, que prefere não ser identificada.
A situação vivida pela profissional não é inédita, Pelo contrário, diariamente milhões de brasileiros deixam rastros digitais (…).
Marco Civil
O direito à privacidade é um dos pontos mais importantes do Marco Civil (…)
O Telefone celular pode estar rastreando cada movimento seu e você pode nem mesmo saber
Por Noam Cohen
(…) Um político do Partido Verde alemão, Malte Spitz, recentemente aprendeu, nós já estamos sendo continuamente rastreados, quer tenhamos nos voluntariado ou não. As companhias de telefone celular normalmente não divulgam quanta informação elas coletam, assim o Sr. Spitz foi a justiça para descobrir exatamente o que sua companhia de celular, a Deutsche Telecom, sabia sobre o seu paradeiro.
Os resultados foram espantosos. Em um período de seis meses, de 31 de agosto de 2009 a 28 de fevereiro de 2010, a Deutsche Telecom tinha registrado e gravado suas coordenadas de longitude e latitude mais de 35.000 vezes. Ela o rastreou de um trem em seu caminho para Erlangen desde o início até a noite anterior, quando ele já estava em casa em Berlim.
(…) Nos Estados Unidos, as companhias de telecomunicação não têm de comunicar precisamente qual material elas coletam, disse Kevin Bankston, um advogado da Eletronic Frontier Foundation, especialista em privacidade. Ele acrescentou que baseados em casos da justiça ele poderia dizer que “eles guardam mais disso e está ficando mais preciso.”
“Telefones têm se tornado uma parte necessária da vida moderna,” ele disse, contestando a ideia de que “você tem de abrir mão de sua privacidade para fazer parte do século 21.”
Nos Estados Unidos há razões de cumprimento da lei e de segurança para as companhias telefônicas serem encorajadas a acompanhar seus clientes. Tanto o FBI como a DEA (Drug Enforcement Administration) tem usado registros de telefones celulares para identificar suspeitos e fazer prisões. Veja vídeos sobre essa costumeira espionagem.
No Brasil, o PCB (Primeiro Comando do Brasil) possui 26 PCCs (Primeiro Comando da Capital), e usa os celulares para identificar policiais que realizam bicos e promover chacinas. As autoridades de segurança pública e a imprensa denunciam esse poder criminoso, responsável pela onda de violência que leva o povo brasileiro, em nome da ordem, desejar a volta da ditadura, conforme pesquisa.
Uso de capa de invisibilidade para celulares
Como é possível um preso incomunicável, em uma cadeia de segurança máxima, possuir telefone, e ligar para, no mínimo 26 telefones, os comando das capitais brasileiras?
Dizem que o PCC possui um poder de fogo superior ao obsoleto armamento das polícias. Assim sendo, a possibilidade do uso de novos inventos.
Se um dos seus objetos preferidos de HP é a capa da invisibilidade que Harry herdou do pai, saiba que a capa não é exclusividade dos bruxos.
Cientistas trouxas liderados por Xiang Zhang, diretor da UC Berkeley’s Nano-scale Science and Engineering Centercom, na Califórnia, Estados Unidos, criaram um “tapete manto” de silício nanoestruturado, que encobre a presença de objetos colocados ao abrigo do mesmo a partir de detecção óptica.
“Chegamos a uma nova solução para o problema da invisibilidade baseado na utilização de materiais dielétricos (não-condutores). Nossa capa óptica não apenas sugere que a verdadeira invisibilidade está ao alcance, mas também representa um grande passo para a transformação óptica”
A capa ainda pode ser vista, mas a saliência do objeto debaixo dela desaparece de vista.
É, meus caros, a ciência também pode ser mágica. Resta torcer para que a capa deixe de ser um protótipo e passe a ser produzida em escala comercial (ou não).
Via ScarPotter.
Quem não acredita nessa possibilidade são os governadores Alkmin, Richa e Colombo, todos da Oposição, e que governam estados dominados pelo terrorismo. Deu no Galileu:
Desenvolvido pelo físico John Pendry, do Imperial College de Londres, o “manto da invisibilidade” acaba de sair do papel. Cientistas norte-americanos da Universidade Duke, na Carolina do Norte, ajudaram o físico a fazer um pequeno cilindro de cobre se tornar invisível a radares. O equipamento é feito com dez anéis de fibra de vidro cobertos com materiais à base de cobre, ou metamateriais. Neles, as ondas emitidas pelo radar se desviam do objeto e se reencontram do outro lado. Os pesquisadores, por enquanto, não conseguiram fazer um objeto desaparecer diante dos olhos de alguém. Para isso, eles teriam que fazer com a luz o mesmo que fizeram com as ondas de radar, desviá-las. Confira |
Físicos conseguem criar espaço secreto entre dois feixes de luz para esconder um terceiro.
À primeira vista parece um jogo de luzes, em que as cores se separam, a partir de um feixe laser verde, e prosseguem a diferentes velocidades no interior de uma fibra ótica: o azul mais acelerado, e o vermelho mais lentamente. Mas este desfasamento, que é provocado intencionalmente em laboratório, é muito mais do que um jogo de luzes. É o embrião de um dispositivo que os seus criadores apresentam como o primeiro sistema de “invisibilidade temporal”, capaz de tornar indetetável um acontecimento durante uma ínfima fração de segundo.
“Os nossos resultados representam um passo significativo para a concretização de uma capa espácio-temporal completa”, afirmou Moti Fridman, da universidade de Cornell, em Nova Iorque, que coordena a equipa de físicos que está a desenvolver a investigação, com financiamento do Pentágono.

