TAP já cancelou 45% dos voos. Transportes, aeroportos e correios reduzidos a mínimos na quarta-feira

Na CP, só haverá dois comboios longo curso obrigatórios no dia 14
Na CP, só haverá dois comboios longo curso obrigatórios no dia 14

 

As últimas greves gerais têm tido um impacto mais marcado nos transportes e a próxima quarta-feira, data escolhida pela CGTP para convocar uma paralisação contra as medidas de austeridade impostas ao país, não será diferente.

Na CP, por exemplo, apenas 10% da operação estará assegurada, ao abrigo dos serviços mínimos decretados pelo tribunal arbitral do Conselho Económico e Social (CES). No documento, entende-se tornar obrigatório apenas um total de 145 comboios, quando, num dia normal, circulam quase 1500 na rede da transportadora do Estado.

Cinco sindicatos representativos de trabalhadores da aviação e dos aeroportos decidiram entregar pré-avisos de greve também para dia 14, embora não em associação com a paralisação da CTGP e muito mais em protesto contra a forma como estão a ser conduzidas as privatizações da TAP e da ANA.

Correios sem estações obrigatórias

Ao contrário do que tem acontecido em anteriores greves, em que se tem mantido uma estação de correios aberta em cada município do país, o serviço postal terá serviços mínimos muito reduzidos na próxima quarta-feira.

O tribunal arbitral do CES decidiu que o facto de se tratar de um único dia de greve não justifica a abertura de uma estação por município, argumentando ainda que os serviços de distribuição e recolha que serão assegurados chegarão para satisfazer “as necessidades sociais impreteríveis”.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s