Grécia: Justiça absolve Kostas Vaxevanis (vídeo)

A justiça grega absolveu  o jornalista que publicou os nomes de mais de 2 mil gregos que têm contas bancárias na Suíça e que não pagaram impostos sobre os depósitos.

O apoio do povo e da imprensa libertou Kostas Vaxevanis
O apoio do povo e da imprensa libertou Kostas Vaxevanis

Kostas Vaxevanis considerado herói nacional, estava acusado de invasão da privacidade e, caso fosse condenado, incorria numa pena que podia chegar aos três anos de prisão.

Vaxevanis considera que “esta decisão prova a coragem de um juiz que teve a valentia de se colocar contra a realidade destes dias”.  O jornalista diz ainda, que a decisão teve em conta a vontade das pessoas e que “libertou a imprensa que, desde há muito tempo, tem estado refém”.

A absolvição de Vaxevanis, 46 anos, jornalista de televisão e que publica investigações jornalísticas na revista “Hot Doc” foi conhecida após uma sessão que se prolongou durante as últimas 12 horas e depois do Ministério Público ter pedido uma condenação de três anos de prisão.

O jornalista esteve detido algumas horas no domingo. Os advogados da defesa alegam que a acusação constituiu o seu cliente arguido sem que nenhuma das pessoas que constam na lista apresentasse queixa, uma ocorrência rara num processo por difamação no país.

O presidente da Federação Internacional dos Jornalistas deslocou-se a Atenas para manifestar a sua surpresa com o ocorrido no último fim de semana e para testemunhar num processo que classifica de “farsa”. Jim Boumelha pediu que a acusação “desista do processo”.

Um promotor contra a publicação da lista Lagarde
Um promotor contra a publicação da lista Lagarde

O repórter afirma que a lista lhe foi enviada numa carta anónima. Os nomes divulgados fazem alegadamente parte da chamada Lista Lagarde. Em 2009, a então ministra francesa das Finanças recebeu uma listagem roubada por um empregado do banco HSBC. Antes de devolver os ficheiros a Berna, Christine Lagarde deu uma cópia ao governo de Atenas. Mas autoridades gregas não fizeram nada desde 2010.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s