Os censores do jornalista Esmael Morais

 

Paraná Blogs: Quando foi a primeira vez que o seu blog  foi retirado do ar?  E por qual motivo?

Esmael Morais: Ele foi retirado do ar na primeira vez em setembro de 2010, no período eleitoral ainda.

O principal motivo alegado pela defesa do candidato Beto Richa é de que o site estaria interferindo no processo eleitoral de 2010, quando ele disputava o governo do estado. Ele, a mulher, Fernanda Richa e o filho, Marcelo Richa, estariam sofrendo abalos emocionais que poderiam interferir no resultado das eleições, em 2010. No processo veio também um pedido de indenização, por reparo moral. O que estranhou a mim e boa parte dos paranaenses é que as postagens que abalaram emocionalmente o governador são assuntos públicos, como ele também, mulher e filhos são personalidades públicas.

Paraná Blogs: Mas o que tem a ver a mulher e o filho nessa história? O que aconteceu para abalá-los emocionalmente?

Esmael Morais:  O blog se referiu a questão de nepotismo, se referiu a personalidade pública em relação a Fernanda Richa, então presidente da FAS, Fundação de Assistência sócial de Curitiba, ao fato dela distribuir cobertores durante o processo eleitoral. Então, foram assuntos de domínio público, mas a famíla Richa se sentiu abalada por conta das postagens, também reproduzidas por outros órgãos de imprensa, mas estranhamente ficaram mais abalados com o blog do Esmael. E isso gerou a demanda judicial, que levou a justiça a impor a censura através da retirada do blog do ar durante as eleições no dia 1° de outubro. Decidi então colocar o site do blog nos Estados Unidos, num provedor americano. Em março de 2011, o pelotão jurídico do governador do PSDB se deslocou até os EUA para ameaçar a empresa que hospedava o site, afirmando ser o governador uma personalidade importante e, caso eles não retirassem o blog do ar imediatamente, iriam processar a empresa com um pedido de indenização nos Estados Unidos e também no Brasil.

Paraná Blogs: Isso não é chantagem?

Esmael Morais: Uma chantagem e uma notificação também. Falaram que no Brasil eu estava proibido de veicular qualquer notícia e que meu blog era uma ferramenta de semeadura de ódio, de mentiras, calúnias e difamações. Diante disso o servidor me retirou do ar, preliminarmente.

Paraná Blogs: Você acredita que o Paraná esteja sendo usado como campo de provas de maldades que, no futuro, poderiam ser aplicadas no Brasil inteiro?  Em 2010,  Serra não tentou copiar o modelo da censura de pesquisas eleitorais, por exemplo?

Esmael Morais:  Olha, não é só o Serra que copiou o modelo paranaense, como também o Aécio Neves promoveu uma censura implacável lá em Minas Gerais, quando era governador, eu acho que aqui no Paraná foi mais acintoso, porque a direita aqui no estado possui laços econômicos e políticos em todas as esferas. Então, ela teve mais êxito na censura. Censurou todas as pesquisas nas eleições de 2010, censurou Ibope, Datafolha, Vox Populi. Censurou a revista IstoÉ, Época, o meu blog também foi censurado em várias oportunidades. Eu cheguei a retirar mais de quinhentas postagens que o então candidato Beto Richa argumentava que o abalavam emocionalmente. O que diziam as postagens que eu retirei? Diziam respeito a caixa 2, assunto de conhecimento público, amplamente difundido pela imprensa local e nacional.

Paraná Blogs ? Inclusive denunciado pelo Fantástico da Rede Globo?

Esmael Morais:  Sim, aquele vídeo foi censurado, foi censurado a compra de votos.

Paraná Blogs: Quer dizer, conseguiram censurar também o PIG?

Esmael Morais: Tudo, tive que retirar tudo do meu blog, até matérias que eram reprodução, da Gazeta do Povo, o principal jornal do Paraná, aquele vídeo do Fantástico, etc. Tudo isso foi censurado.

Leia mais. Entrevista concedida a Sérgio Luís Bertoni

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s