Cabeças de porco deixadas à porta de uma mesquita

Foram encontradas duas cabeças de porco na entrada de uma mesquita, no sul de França. O episódio, ocorrido em pleno mês de Ramadão, está a ser encarado como uma “provocação racista”.

foto REMY GABALDA/AFP PHOTO
Cabeças de porco deixadas à porta de uma mesquita
Sangue dos porcos ficou espalhado pelo chão

Foram deixadas duas cabeças de porco à porta de uma mesquita em Montauban, no sul de França. Hajii Mohamed, o imã da mesquita, disse à France Presse que, além das cabeças de porco, ficou espalhado muito sangue no chão.

“É desprezível atacar uma religião desta forma. Não sei o que está a acontecer. As pessoas perdem a cabeça, sobretudo durante o Ramadão” afirmou o imã, citado pela Lusa. Também a presidente da câmara de Montauban, Brigitte Bareges, condenou o ato como sendo “odioso e insultuoso”.

Abdallah Zekri, responsável do Observatório Francês da Islamofobia, considera que se trata de uma “provocação racista”, além de “inqualificável” por ter sido feita durante o Ramadão, uma época sagrada para a comunidade muçulmana.

Este incidente surge após os assassinatos de sete pessoas em março deste anos, cometidos por Mohamed Merah, que afirmava pertencer à Al-Qaida e que acabou morto, numa operação policial.

Mais recente foi o episódio da demissão de quatro monitores de um campo de férias, por seguirem a regra do Ramadão de não comer nem beber durante o dia. Ambos os casos ocorreram na França, onde vive a maior comunidade islâmica da Europa.

(Jornal de Notícias, Portugal)

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s