De que Kertész tem medo? A censura dos TREs

A equipe de campanha do candidato à prefeitura de Salvador Mário Kertész (PMDB) conseguiu na Justiça uma liminar que determina a retirada do ar de duas páginas nas redes sociais Facebook e Twitter, que trazem críticas consideradas ofensivas ao candidato e à Lei Eleitoral.

A Justiça Eleitoral do Estado deu parecer favorável ao peemedebista, e expediu uma liminar que ordena a retirada tanto da página no Twitter quanto a do Facebook, sob a pena de R$ 500 por dia em que a página se mantiver no ar.

A página no Facebook, intitulada “Mário Kertész nunca mais”, já não está mais no ar, segundo a defesa do candidato, que acredita que a ação não seja uma consequência da liminar expedida nesta terça-feira, e sim consequência de uma notificação administrativa feita ao Facebook. O perfil com críticas no Twitter ainda segue ativo, mas deve sair do ar nas próximas horas, segundo Déborah.

Segundo a assessoria de imprensa de Kertész, a ação não se trata de censura às críticas, e sim de uma busca de um debate de qualidade na capital baiana. Para a equipe do peemedebista, a atitude visa impedir que a campanha parta para ataques pessoais e que não trazem propostas concretas para o desenvolvimento da cidade.

Democracia é debate. Todo debate tem crítica. Denúncias. Se um lado mente, falseia, o eleitorado não é burro, sempre pune um injuriador, o caluniador. Kertész só tinha a ganhar.

Quem tem rabo preso sempre usa a censura. E o povo vota no escuro.

Campanha eleitoral não é elogio para um lado, elogio para o outro. A censura dos TREs provoca o desinteresse do povo pelas programas de propaganda no rádio e na tv, principalmente. Isso proporciona vantagem para os grandes partidos, para os candidatos ricos que podem investir no uso das mais diferentes mídias, para os governantes que disputam a reeleição, pelo uso dos meios de comunicação da prefeitura, inclusive as informações administrativas.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s