Índia no fechado clube nuclear com míssil que pode atingir a China, grande parte da Ásia e Europa Oriental

A Índia anunciou esta quinta-feira o sucesso do lançamento de um míssil de longo alcance com capacidade nuclear, capaz de percorrer 5 mil quilómetros e atingir, pela primeira vez, as principais cidades chinesas, Pequim e Xangai. O gesto assume-se como mais um passo da Índia no caminho para se tornar uma das maiores potências à escala local e mundial.

«Hoje a nação está no alto», glorificou o ministro da Defesa, A.K. Antony, deixando clara a mensagem de que o lançamento de um míssil deste alcance é uma prova de que a Índia está a conquistar o seu lugar no seio das mais poderosas e cientificamente desenvolvidas nações mundiais. É o caso dos EUA, da Rússia e do Reino Unido.Comenta o jornal Sol de Portugal:

O sucesso da noite de ontem surge apenas alguns dias depois de a Coreia do Norte ter falhado o lançamento de um foguetão, reacendendo os medos da comunidade internacional perante as suspeitas de uso para fins nucleares. O bem sucedido míssil indiano não levantou os mesmos receios, mas ainda assim, não deixou de ser olhado com atenção.

É isso aí. Países como o Brasil está proibido de realizar tal intento. A imprensa brasileira festeja.

A Índia tem bomba atômica. O Brasil está proibido.

Nosso programa de energia nuclear, para fins pacíficos, é mais fiscalizado que a remessa de dinheiro das empresas estrangeiras para o exterior.

O Brasil ficou com as usinas nucleares construídas pelos militares. Parou aí. 95 por cento da energia francesa é nuclear.

Tem mais: a Índia continua comprando petróleo do Irão.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s