Brasil financia agricultura familiar em Moçambique e Cuba

O Brasil vai conceder um crédito de cerca de 74 milhões de euros a Moçambique para a dinamização da agricultura familiar, anunciou na quinta-feira o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior brasileiro.

A decisão, aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior do Brasil, prevê que o dinheiro seja aplicado na compra de máquinas e equipamentos agrícolas produzidos pelo Brasil.

Além da concessão daquela verba, a ajuda contempla ainda o estabelecimento da cooperação técnica para a promoção da agricultura familiar, no âmbito do Programa Mais Alimentos, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário brasileiro.

O financiamento integra-se no quadro do programa Mais Alimentos África, uma réplica do Programa Mais Alimentos, criado pelo Brasil e objeto de cooperação com países africanos, como Gana e Zimbabué.

Apesar de deter 36 milhões de terra fértil, Moçambique ainda enfrenta um enorme défice alimentar, devido ao seu fraco desenvolvimento agrícola, por causa do baixo financiamento ao setor.

O financiamento aprovado pela Camex do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior do Brasil inclui ainda Cuba, que vai receber, no quadro da iniciativa, pouco mais de 53 milhões de euros para programas de desenvolvimento agrário.

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s