Maioria dos brasileiro subsiste com menos de 375 reais

Resultados do Censo de 2010 começam a ser divulgados pelo IBGE. O Censo aponta que metade da população brasileira tem rendimento mensal de até R$ 375. Até. Milhões vivem com menos. Começa com os professores de Minas Gerais. Na tabela salarial dos estados, em relação ao piso, Minas, que está entre os três estados mais ricos da Federação, fica na lanterna, o último da fila, com o piso de R$ 369,00. Esta é a herança nefasta de Aécio Neves governador.

Até a tv Globo mostra que esse Brasil nada cordial continua racista. Veja vídeo

A esmola do bolso família de Lula da Silva tornou menos miserável a vida do brasileiro.
Que a desigualdade caiu 11,5% em dez anos no Brasil.
Mais o absurdo acontece. Nas escadarias dos 1001 palácios da Capital do Brasil. Onde as cortes vivem no luxo e na luxúria. Onde se ganha salários acima do teto. Onde os lobistas tecem suas barganhas. O registro de que a desigualdade é maior do que no Ceará.

Ao longo da última década, a diferença de renda, medida pelo índice de Gini, caiu em todas as unidades da federação brasileiras, mas de maneira mais intensa em umas do que em outras. Por isso houve a inversão no topo do ranking. Desde 2000, a taxa do Ceará despencou 11,3%, para 0,556, enquanto a do Distrito Federal diminuiu apenas 6,8%, para 0,573.
O índice de Gini varia de 0, a menor desigualdade, até 1, a maior. Entre os dois censos, a taxa média do Brasil caiu 11,5%, para 0,536. É um avanço, mas ainda o dobro do registrado nos países mais desenvolvidos da União Européia e no Canadá.
Após o Distrito Federal, dois Estados nordestinos surgem com altas taxas de desigualdade no Censo 2010. Sergipe registrou índice de 0,563 e Piauí, de 0,560. Confira

Publicado por

Talis Andrade

Jornalista, professor universitário, poeta (13 livros publicados)

Um comentário sobre “Maioria dos brasileiro subsiste com menos de 375 reais”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s